GRUPO ESPECIAL, GRUPOS DE ACESSO E BLOCOS DA CAPITAL FLUMINENSE

Conheça a sinopse do Acadêmicos do Sossego para o Carnaval 2012

Tupã, o soberano guarani e a encantadora floresta da magia.

Tupã e a criação da floresta
Tudo começou num tempo muito antigo quando contavam os mais antigos pajés de recônditas tribos indígenas da floresta amazônica que em uma era muito remota, no princípio de tudo, na mais profunda escuridão, ao longe do horizonte, no firmamento onde retumbavam trovões e raios que recortaram o céu nasceu a vida. E lá, por dentro das nuvens, existia um imenso palácio onde morava o grande Tupã, realizador de toda criação, que com o ressoar de trovoadas deu vida a tudo que habitava nas florestas da Terra. Cada folha, cada flor, as água, cada animal e seus espíritos por Ele foi criado. Fez germinar as belas carnaubeiras, chamadas de árvores da vida e soprou fôlego divino em cada ser vivente que rastejava pelo solo, que corria pelo chão, que nadava nas águas, que subia nas árvores e voava pelo ar.

Os mais belos animais, de plumas exuberantes, anfíbios de múltiplas cores e insetos de indescritível beleza se originaram do grande Tupã que inundou os afluentes, as florestas, as montanhas, os vales e tudo mais que se podia enxergar com lendárias criaturas que protegiam o mundo recém criado. Povoou as matas e iluminou o vasto céu de estrelas nas alturas celestes, onde permanece seu reino, protegido por Tainacam, deusa das constelações. Naquela época seres fabulosos coexistiam com os Índios e os elementos naturais se traduziam em mágicas manifestações espirituais que tornavam as florestas em encantadoras e repletas de magia.

Para concluir sua obra Tupã veio ao mundo e fez o primeiro homem que se chamava Rupave e deu-lhe como companheira a primeira mulher que se chamava Syvape e logo eles se multiplicaram e encheram toda a Terra. O poderoso deus ensinou-lhes a arte de tirar do seio do solo seu alimento, a trabalhar com barro e argila e do ferro, fazerem as mais fortes lanças e armas de guerra. Depois transmitiu aos homens todo o conhecimento sobre os remédios para todas as doenças. Finalmente, ensinou-lhes as artes que tornaram a vida mais suave a amena no culto à Mãe Natureza... A vida estava criada.

Seres encantados

De seu palácio no alto dos céus sentado em seu trono, Tupã criou milhares de criaturas celestiais que satisfaziam suas ordens e o louvavam. E entre as histórias de deuses e deusas e seres encantados, surgem às escondidas, nas matas, misteriosos entes para proteger e guardar a floresta que se encobria em encantos e magia.

No começo havia a penumbra, Tupã então criou o sol, kwara'sy. Um dia o sol ficou cansado e precisou dormir. Quando fechou os olhos tudo ficou escuro e para iluminar a escuridão enquanto ele dormia, Tupã então criou a lua, îasy e os dois se apaixonaram mas, quando o sol abria os olhos para admirar a lua, tudo se iluminava e ela desaparecia, e jamais podiam se encontrar. Tupã criou também muitas estrelas, para que fizessem companhia a lua enquanto o sol dormia. Assim nasceu a fábula do céu e todas as coisas que vivem lá. Sendo a natureza iluminada pela luz do sol durante o dia e encantada pela magia da lua à noite.

Os rios, lagos e mares passaram a ser vigiados com misteriosas divindades... Nasceu então o Caboclo D’água que junto de sete espíritos protegia os peixes dos pescadores maldosos. E protegendo os belos rios que cortavam as florestas, nasceu a mais bela deusa das águas. Y-îara, senhora dos peixes, que com magia banhava-se nos rios, cantando uma melodia irresistível onde homens que a viam não conseguiam resistir a seus fascínios e enfeitiçados pulavam nas águas e ela então os levava para o fundo e quase nunca voltavam vivos... E para esconder tais lendas dos rios, surgiu Nampé a Vitória-Régia que era a rainha dos lagos que desabrochava em uma grande flor que flutuava em águas calmas, e que ao luar soltava um inebriante perfume mantendo os rios velados em seus fascínios noturnos...

Tupã criou então a terra fértil e que produzia árvores frutíferas que os homens precisariam... Naqueles tempos os mistérios e magias já estavam alastrados pela floresta, mas o mato precisava de um místico rei e então Tupã deu vida ao Uirapuru cujo canto seria tão belo que faria esquecer-se a própria tristeza e o sofrimento. A mata inteira emudeceria ao teu cantar cuja melodia subiria aos céus numa sentida harmonia em forma de graciosa canção que alegrava o Deus Tupã. Os seres mágicos povoavam as florestas.

Anhangá e a mata sombria

Alegres viviam os homens, felizes cresciam as crianças, mas o mal também residia na floresta que tinha lugares sombrios, escuros e tenebrosos. Tupã formou um lugar de delícias para os bons, mas existia um lugar infernal governado pelo tenebroso Anhangá.

Então começaram os homens a serem dominados por grande ambição e a ameaçadora deusa Sumá (inimiga dos homens), envolvida em negra manta, feita de cipó chumbo, vagou pela terra, espalhando ódio e discórdia. Deste modo os maus sentimentos ganharam o mundo e os mortais tiveram o conhecimento do mal, da injustiça e amaram mais a maldade do que as belas virtudes.

Eis que um dia, Anhangá, cheio de inveja, enviou Uacauã, um demônio de agouro e azar, que cantava feitiço que se transformou numa ave negra e soprou no ouvido dos homens a crueldade e ainda que os outros deuses protetores vagassem em torno deles para ajudá-los, nada conseguiram, os homens estavam corrompidos pela ganância e deixariam de proteger a mata.

Neste lugar vagavam os espectros sem vida e os espíritos negros. Para lá iam almas inglórias ou fugidas das tribos, os maus caçadores e aqueles que destruíam a floresta. Tupã, após uma batalha, lançou para este lugar sombrio, seu temível e poderoso inimigo Anhangá, Deus dos Infernos, chamando estes lugares de regiões infernais, a floresta sombria. Juntamente com este impiedoso Deus, a este mundo subterrâneo também forma dirigidos o Jurupari que ficou conhecido como mensageiro deste deus cruel; Xandoré, o deus do ódio; as Tiriricas, deusas da raiva e o Pirarucú, deus das águas escuras e perigosas dos rios. Grande quantidade de espíritos do mal formou o reino do pavor, do ódio, da dor e da vingança. O homem estava amaldiçoado.

Mas do céu Tupã guardava os homens de bem e a maldade somente reinava naqueles que não respeitavam e zelavam da vida criada por Ele. E assim seguiu o destino dos homens que optam pelo bem ou pelo mal na preservação ou destruição da encantadora floresta da magia.

Designer de Carnaval Fabianno Santana

65 anos de Viradouro

A festa de aniversário do G.R.E.S. Unidos do Viradouro, que agitou o feriado de São João, padroeiro da cidade, contou com a presença de várias personalidades do mundo do samba. Entre eles: Ito Machado, um dos principais dirigentes da história da agremiação, e hoje, presidente da Uesbcn, entidade que organiza o carnaval niteroiense, Esticadinho, 56 anos de Viradouro, Dominguinhos do Estácio, o ex-Rei Momo do carnaval carioca Alex de Oliveira, os presidentes do Arranco do Engenho de Dentro e da Porto da Pedra, a musa da escola gonçalense Ana Luiza Raffide e os Mestres de Bateria Dinho e Wendell Vale. Os casais de mestre sala da Unidos de Vila Rica e da Estrelinha da Mocidade também se apresentaram.

Segmentos - Comandados pelos intérpretes Niu Souza, Gilberto Gomes e Diego Nicolau e pela bateria de Mestre Pablo e da madrinha Patrícia Costa, os casais de mestre sala e porta bandeira, passistas e baianas fizeram bonito em suas apresentações.

Memória – Fundada em 1946, a Viradouro é a maior detentora de títulos no carnaval niteroiense. Foram 18 ao todo. O primeiro em 1949, apenas três anos após sua fundação. O último, em 1984, selou um pentacampeonato. Dois anos depois a afilhada da Portela estreava no carnaval carioca. Foram 20 anos no Grupo Especial e um título entra as grandes escolas. A participação nos desfiles na capital não foi uma novidade para a Viradouro. Nos carnavais de 1964 e 1965 a escola desfilou na Praça XI.






























Fotos:

- Karla Sampaio (ASCOM Unidos do Viradouro)
- Goldstein Assessoria
- Luiz Eugenio (Na Cadência da Bateria)

Novidades na Sossego

O G.R.E.S. Acadêmicos do Sossego começou a definir seu futuro na tarde do último sábado durante a primeira edição de sua feijoada. A escola de Pendotiba anunciou o enredo e apresentou o novo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Marcinho Simpatia e Cinthya Santos (na foto com o presidente Folha). Mais conhecida como Negona, Cinthya vem do Paraíso do Tuiuti. Já Marcinho, que após sair da Caprichosos de Pilares pensou em abandonar o carnaval, aceitou o convite por amor ao samba e à comunidade sosseguense.

Enredo – Durante o evento a escola divulgou também o enredo para o carnaval 2012. “TUPÃ O SOBERANO GUARANI E A ENCANTADORA FLORESTA DA MAGIA”, de autoria do designer de carnaval Fabianno Santana (foto). A sinopse será entregue no próximo dia 21. Já no dia 09 de julho, o Presidente Adriano, o Folha, apresentará os novos segmentos da escola.

Porto da Pedra apresenta equipe em tarde de emoção

Foi com a quadra lotada e em meio à tradicional Feijoada da Família Tigre que a Porto da Pedra apresentou para a comunidade sua equipe para o carnaval 2012. A animação do público e o otimismo dos profissionais transformaram a tarde de sábado em uma grande festa de abertura do calendário de eventos da escola, e mostraram que a agremiação já trabalha com força total. Um dos momentos mais importantes foi a entrega do pavilhão ao primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pirez e Cristiane Caldas, pela presidente da velha-guarda, Dona Olinda, que se emocionou durante a cerimônia. “Não tem jeito, há cada ano que passa é uma emoção diferente e não tenho como segurar as lágrimas. Essa festa linda, essa feijoada maravilhosa, como nunca tivemos, e essa equipe incrível me deixaram ainda mais encantada com a minha escola. Quando peguei o pavilhão para entregar ao querido casal que vai nos representar, é como se estivesse entregando meu próprio coração, minha vida.”

Segundo o presidente, Francisco Marins, o evento de sábado mostrou que a agremiação já está a todo vapor. “A feijoada da Dona Ângela estava deliciosa, aconteceu em grande estilo e conquistou a comunidade. A nova equipe de carnaval demonstrou otimismo e uma energia muito empolgante. Novas feijoadas virão e mais energia positiva também chegará. Já estamos com força total”, afirmou. O evento contou com a participação de Fred Tavares, grupo Merece Respeito e a cantora Andréa Caffé. A próxima edição da feijoada da Família Tigre está marcada para o dia 9 de julho, com a participação da cantora Dorina. Mais informações sobre o próximo evento podem ser obtidas pelo telefone: 21 3707-1518.

Caprichosos divulga sinopse

Caprichosos de Pilares - CARNAVAL 2012
A Caprichosos faz o seu papel... “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”

Sonhar é preciso

O Homem é movido a sonhos, e os sonhos alimentam as nossas perspectivas de dias melhores; eles podem nos transportar a qualquer tempo e lugar, podemos viver num paraíso, em perfeita harmonia com a natureza, com direito a arco-íris, flores e pássaros a cantar... Enfim, trazendo à tona nossos desejos mais íntimos.

Sonhar é não limitar-se a limites sejam eles quais forem. Devemos sonhar com o que queremos, buscarmos ser o que quisermos... A vida é boa, porém curta e nela temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Por isso temos que fazer o nosso papel: rir, pular, dançar, cantar, brincar sem medo de viver intensamente e ser feliz! Pois só assim nos fortificamos para podermos enfrentar os pesadelos que surgem no nosso dia-a-dia.

A todo o momento devemos sonhar, traçar novas metas, querer o “melhor do melhor,” e com nosso coração azul e branco e muita garra, despertar o gigante que está adormecido há algum tempo.

Que bom! Nosso gigante está despertando, e seus sonhos não foram dos melhores. É hora de levantar, tomar um banho, lavar a alma e limpar todas as impurezas entranhadas no seu corpo. E assim trazer de volta para os seus braços antigos amores. Pois em sua memória ele guarda muitos momentos de glória de uma comunidade que tem orgulho de bater no peito e dizer: “Sou Caprichosos”...

Momentos de glória

Esse povo apaixonado faz parte de uma bela história construída com suor e muito amor, que começou em 19 de fevereiro de 1949, quando no subúrbio carioca nascia a Caprichosos de Pilares, sob os olhares de bambas e sobre um manto “vermelho e branco”.

Pouco tempo depois foi batizada, e suas cores foram alteradas para azul e branco em homenagem à sua ilustre madrinha: A Portela.
Nossa escola foi crescendo e ganhando o mundo, revelando talentos e mostrando sua arte pelas mãos de grandes artistas que tanto contribuíram para nossos momentos de glória.

Carnavalescos, serralheiros, marceneiros, escultores, pintores, aderecistas e tantos outros profissionais responsáveis em realizar nossos memoráveis desfiles.

O veneno de nossas cobras sempre esteve presente em tantos belos enredos inesquecíveis trazendo sátiras, críticas e bom humor. Criando assim uma identidade própria de uma escola alegre e que se identifica muito com o povo carioca.

Tendo uma visão debochada do mundo em que vivemos, sempre mostrou com muita propriedade uma forma diferente de fazer carnaval, tratando muitas vezes, de assuntos sérios com irreverência, mas mostrando com muita responsabilidade a força que tem uma comunidade dedicada, orgulhosa e sempre pronta para encarar as dificuldades que aparecem em nossos caminhos.

... E vamos à luta.

Então agora é tempo de renovação e superação, pois assim como a Fenix (pássaro mitológico que ressurgia das cinzas) não nos abalamos com maus momentos do passado, porque sabemos que está renascendo uma “Nova Caprichosos” muito mais forte para superar novos desafios e alçar vôos muito mais altos.

Com muita determinação vamos transformar todos os nossos sonhos em realidade. Somos guerreiros e apaixonados, já erguemos a cabeça, chutamos a tristeza e partimos para a luta.

Nossa evolução vem da persistência e determinação; pois quando entramos na avenida nosso coração bate forte no compasso da bateria, e dessa vez não será diferente, a emoção e a paixão serão o nosso combustível para que possamos levar a nossa escola ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

Vamos levantar nossa bandeira, pois muitos outros grandes momentos nos esperam; unidos juntaremos nossas forças, por que sabemos que fazemos parte de uma história escrita pelas mãos e “pés” de um povo que “com garra, com raça e amor” veste a fantasia que nos leva a esse mundo encantado onde nos tornamos os personagens mais importantes do maior e mais emocionante espetáculo do planeta terra.

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."

Enredo: Amauri Santos

A ‘nova’ Sapucaí

Como previsto, os quatro prédios da antiga fábrica da Brahma, ao lado do Sambódromo e a chaminé começaram a ruir às 8h, do último domingo, 05 de junho e durou 23 segundos. Do alto do prédio da Universidade Estácio de Sá, localizado na Avenida Presidente Vargas, o prefeito Eduardo Paes acionou 500 quilos de explosivos utilizados na implosão. O prefeito estava acompanhado do secretário Municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, e do diretor de relações socioambientais da Ambev, Sandro Bassilli.

Nova estrutura - A demolição faz parte do projeto de ampliação do Sambódromo e dará lugar a novas arquibancadas e camarotes, ampliando a capacidade de público do Sambódromo de 60 mil para 77.688 pessoas divididos em quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas similares aos existentes do outro lado da Passarela do Samba. Cada novo bloco construído terá uma arquibancada para 2.880 pessoas, 48 camarotes para 576 pessoas e frisas, no térreo de cada bloco, com capacidade para 1.194 expectadores. Serão construídos também quatro blocos intermediários, cada um com cinco camarotes para 60 pessoas. Na obra estão previstos ainda a construção de acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço para os jurados. “Essa é mais uma obra importante para a Olimpíada. O Rio está antecipado no calendário dos jogos, e essa é a marca que a gente quer deixar, de organização. Com essa obra, a gente qualifica mais um lugar que a cidade usa com frequência no maior show do planeta, que é o Carnaval carioca. Vamos trabalhar para entregar o novo Sambódromo em dezembro deste ano, para que aconteçam os ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial”, disse Eduardo Paes.

Legado - Com investimentos de R$ 30 milhões, as intervenções serão custeadas pela Ambev, sem gerar nenhum ônus aos cofres públicos. A reforma vai resgatar o projeto original de Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados da Marquês de Sapucaí. Além disso, ela atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevê adaptações para a realização das provas de maratona (chegada) e tiro com arco.

Memória - Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, foi construída em apenas 120 dias, com o uso de técnicas de construção pré-moldada em concreto armado. A pista da Passarela do Samba tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura. O local, que tinha capacidade para aproximadamente 60 mil espectadores, foi inaugurado em 1984.

fotos: Beth Santos e J.P. Engelbrecht

Ampliação do Sambódromo

A Passarela da Marquês de Sapucaí começa a ganhar cara nova a partir deste domingo, 5 de junho. A antiga fábrica da Brahma, que limitou o projeto original do Sambódromo vai ser demolida.

Custeada pela Ambev, a intervenção vai resgatar o projeto original de Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados da avenida. Além disso, a reforma atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevê adaptações para a realização da chegada das provas de maratona e tiro com arco. A obra inclui a demolição do antigo prédio da Brahma e do setor 2 (camarotes) para dar lugar a quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas similares aos existentes do outro lado da Passarela do Samba. Com a ampliação, a capacidade de público do Sambódromo vai de 60 mil para 77.688 pessoas.

Cada novo bloco construído terá uma arquibancada para 2.880 pessoas, 48 camarotes para 576 pessoas e frisas, no térreo de cada bloco, com capacidade para 1.194 expectadores. Serão construídos também quatro blocos intermediários, cada um com 5 camarotes para 60 pessoas. Na obra está previsto ainda a construção de acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço para os jurados.

Esquema especial altera trânsito e funcionamento do Metrô

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial para a implosão das edificações previstas para acontecer às 8h do próximo domingo. Por uma questão de segurança, os moradores dos imóveis localizados na região de segurança máxima – um raio de 150 metros que abrange a Rua Benedito Hipólito e Avenida Salvador de Sá, a partir da Rua Carmo Neto – deverão deixar as suas casas antes das 7h de domingo e seguirem para um lugar seguro até o término da implosão e a liberação da área pela Defesa Civil, prevista para 8h30.

Desde a última segunda-feira, agentes da prefeitura estão visitando moradores e comerciantes e distribuindo panfletos informativos sobre a operação especial para a população do entorno da passarela do samba. No domingo, 20 técnicos da Defesa Civil vão trabalhar na inspeção, varredura e isolamento do entorno, garantindo a segurança dos moradores e das pessoas que circulam pelo local, além de ajudar na retirada de quem tiver dificuldade de locomoção. Sinais sonoros serão acionados para alertar a população local sobre os preparativos e o início da implosão. As sirenes vão soar em cinco momentos distintos:

- Primeiro sinal - 7h30: bloqueio total das vias
- Segundo sinal - 7h50: inspeção final da área evacuada por agentes da Defesa Civil
- Terceiro sinal - 7h55: toque de atenção
- Quarto sinal - 8h: implosão
- Quinto sinal - liberação da área após checagem dos técnicos (previsão: 8h30)

Trânsito - O estacionamento fica proibido das 14h de sábado, dia 4 de junho, até as 9h de domingo, dia 5, em 28 pontos da região. Para garantir a segurança dos motoristas, 12 ruas e avenidas serão interditadas a partir das 6h30 de domingo até o término dos trabalhos de implosão. O Elevado 31 de Março e o Túnel Santa Bárbara fecharão ao tráfego às 7h30.

A partir desta quinta-feira, dia 2, 10 painéis de mensagens variáveis fixos e seis painéis móveis espalhados pela cidade vão orientar os motoristas quanto ao fechamento das vias. No domingo, 65 agentes de trânsito – entre guardas municipais e agentes da Cet-Rio – estarão no local para orientar os motoristas e desviar o trânsito. As ruas interditadas e com proibição de estacionamento estão discriminadas na lista abaixo.

Metrô - A Linha 1 do Metrô será interrompida por 20 minutos, entre 7h50 e 8h10 de domingo, dia 5, nas estações Central do Brasil, Praça Onze e Estácio. O acesso à estação Praça Onze será fechado às 7h30 e só será reaberto aos usuários às 8h10. A Linha 2 funcionará normalmente.

Limpeza - Após a implosão, 12 equipes da Comlurb, totalizando 40 homens, farão a limpeza da área com o apoio de um caminhão pipa. A equipe de emergência da Comlurb também estará de sobreaviso para qualquer eventualidade.

Recomendações aos moradores da área:

- desocupar o imóvel no máximo até as 7h, dirigindo-se para além dos limites de segurança estabelecidos pela Defesa Civil Municipal, não podendo retornar aos seus imóveis até a liberação da área;

- antes de sair de casa, os moradores devem verificar: se o registro do gás domiciliar (botijão) encontra-se fechado, assim como as portas e janelas;

- não deixar veículos estacionados nas ruas bloqueadas a partir das 14h – sábado (04/06/2011);

- não deixar seus animais de estimação em casa;

- ficar atento para os sinais sonoros (sirenes) que avisarão dos preparativos e da execução da operação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.