GRUPO ESPECIAL, GRUPOS DE ACESSO E BLOCOS DA CAPITAL FLUMINENSE

Racha na Lesga

por Sérgio Soares
Depois do incêndio na Cidade do samba, o clima ainda "quente" no comando das principais escolas do Carnaval. Um "racha" na cúpula da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) gerou uma crise sem precedentes que está se estendendo à Justiça e colocando em dúvida o resultado dos desfiles do Carnaval de 2011 entre onze agremiações que desfilaram no Grupo de Acesso, no sábado, e outras doze que se apresentaram na Terça-feira de Carnaval. Os dois grupos são filiados à Lesga. Destituído no último dia 11 de abril da presidência do Conselho Deliberativo da entidade, Paulo Almeida, que também é ex-presidente da Caprichosos de Pilares, enviou ontem ao Ministério Público, através de seu advogado, Hélio Barros, um laudo assinado por um perito grafotécnico que comprovaria uma suposta adulteração de mapas de apuração apresentados por um mesmo jurado participante do julgamento dos dois grupos.

A decisão de buscar na Justiça um resultado diferente do que foi anunciado na quarta-feira de cinzas não foi apenas de Almeida. Na semana passada, pelo menos duas agremiações dos Grupos A e B também deram entradas com petições pedindo também a anulação dos resultados dos dois grupos. Todos os pedidos tem anexados o resultado dos exames dos mapas do jurado Samuel Pinto, responsável pela apuração do quesito Conjunto. Em suas considerações, o perito grafotécnico Elizeu Francisco Santiago informa que existe na análise dos mapas, a possibilidade das "assinaturas terem sido feitas por diferentes punhos".


Campeãs ameaçadas - Os dois grupos tiveram como campeãs, a Renascer de Jacarepaguá, no grupo A e a Paraíso do Tuiuti no grupo B. Na prática, a classificação faria com que as duas escolas subissem de seus respectivos grupos, mas as petições poderão provocar uma "reviravolta" nos resultados caso a Justiça aceite as petições. O racha pode provocar também o esvaziamento da Lesga e fazer com que a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial assuma os desfiles de sábado e terça-feira de Carnaval na Marquês de Sapucaí. "O que se viu no resultado do desfile no Grupo de Acesso não correspondeu à realidade. Fizemos uma apresentação para sermos campeões e acabamos na quarta colocação", afirmou o presidente da Cubango, Olivier Luciano Vieira, o Pelé, que se diz injustiçado pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, a Cubango estava entre as favoritas e acabou ficando com a décima colocação, o que levou o dirigente da verde e branca a jogar pedras e pedaços de madeira nos membros da mesa apuradora. No Grupo B, a Acadêmicos do Sossego também foi ao Ministério Público ontem, insatisfeita com a décima colocação, que rebaixou a escola para o Grupo C.


Crise anunciada - No mês de março, quase três semanas após o fim do Carnaval, já havia um prenúncio de que o Carnaval de 2011 iria acabar "mal". A diretoria da Lesga começou a "rachar" depois que Paulo Almeida, ainda presidente do Conselho, aceitou o recurso da Acadêmicos do Cubango, contestando o resultado do Carnaval. No dia 11 de abril, Almeida acabou afastado da a presidência do Conselho Deliberativo. Em votação os representantes de sete agremiações fundadoras optaram pela sua saída, argumentado que ele deveria deixar o cargo por não estar mais à frente de nenhuma escola filiada à entidade. O presidente da Santa Cruz, Zezo, foi eleito o novo presidente."Em três anos na presidência do Conselho Deliberativo, o Paulo de Almeida não convocou uma reunião. Ele foi destituído em abril e não pode mais falar nada em nome da Lesga" afirmou Reginaldo Gomes, presidente da Lesga.

S@mba-Net faz festa para entrega de troféus

O Prêmio S@mba-Net surgiu na lista de discussão Rio-Carnaval, com o objetivo premiar os grupos de base do carnaval carioca. Entre seus coordenadores, estão de jornalistas, pesquisadores, carnavalescos, dirigentes, ritmistas, desfilantes e pessoas interessadas nas escolas de samba e tornou-se uma das mais importantes premiações da festa de Momo.

A festa de entrega do Prêmio S@mba-Net acontecerá no dia 21 de maio, a partir das 21 horas, na quadra da Unidos da Tijuca, localizada na Avenida Francisco Bicalho, 47, no Santo Cristo. Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente por R$10 na loja Babadão da Folia, que fica na Rua Buenos Aires, 287, no Centro do Rio. No dia da festa, na bilheteria da quadra, o preço será R$ 20. Mais informações, acesse o site www.sambanet.com.br.

Confira a relação dos premiados:

Grupo A
:: Melhor Escola: Acadêmicos do Cubango
:: Melhor Bateria: Unidos do Viradouro
:: Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Robson e Ana Paula (Unidos do Viradouro)
:: Melhor Comissão de Frente: Acadêmicos da Rocinha
:: Melhor Samba-Enredo Inédito: Império Serrano
:: Melhor Puxador: Anderson Paz (Acadêmicos da Rocinha)
:: Melhor Enredo: "Rocinha! Estou vidrado em você" (Acadêmicos da Rocinha)
:: Desfile Mais Empolgante: Império Serrano
:: Melhor Alegoria: Mensageiro da Emoção (Acadêmicos do Cubango - Abre-Alas)
:: Melhor Conjunto Alegórico: Império da Tijuca
:: Mais Elegante Galeria de Velha Guarda: Unidos do Viradouro
:: Melhor Ala de Crianças: Unidos do Viradouro
:: Melhor Ala de Baianas: Acadêmicos do Cubango
:: Melhor Conjunto de Passistas: Renascer de Jacarepaguá
:: Melhor Ala: Pára-brisa (Acadêmicos da Rocinha)
:: Melhor Conjunto de Fantasias: Acadêmicos do Cubango
:: Melhor Destaque de Luxo: Thatiana Guimarães (Acadêmicos do Cubango)

Grupo B
:: Melhor Escola: Paraíso do Tuiuti
:: Melhor Bateria: União de Jacarepaguá
:: Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Zé Roberto e Thais Romi (Paraíso do Tuiuti)
:: Melhor Comissão de Frente: Mocidade de Vicente de Carvalho
:: Melhor Samba-Enredo Inédito: Tradição
:: Melhor Puxador: Daniel Silva (Paraíso do Tuiuti)
:: Melhor Enredo: "Uma Viagem ao Univeso dos Cabelos" (Mocidade de Vicente de Carvalho)
:: Desfile Mais Empolgante: Paraíso do Tuiuti
:: Melhor Alegoria: Oriente (Sereno de Campo Grande - 2ª Alegoria)
:: Melhor Conjunto Alegórico: União do Parque Curicica
:: Mais Elegante Galeria de Velha Guarda: União de Jacarepaguá
:: Melhor Ala de Crianças: Sereno de Campo Grande
:: Melhor Ala de Baianas: Arranco
:: Melhor Conjunto de Passistas: União do Parque Curicica
:: Melhor Conjunto de Fantasias: Unidos de Padre Miguel
:: Melhor Destaque de Luxo: Nil Ti Yemonja (Tradição)

Grupo C
:: Melhor Escola: Arrastão de Cascadura

Grupo Especial
:: Melhor Conjunto de Passistas: Unidos da Tijuca
:: Mais Elegante Galeria de Velha Guarda: Acadêmicos do Salgueiro
:: Melhor Destaque de Luxo: Unidos de Vila Isabel (Destaque Principal da 2ª Alegoria)

Prêmio Especial
::Acadêmicos do Grande Rio (Superação)
:: Leonardo Bruno (Jornal Extra)
:: Marcos Roza (Roteiro dos Desfiles)

Wanderson Orelha é o primeiro mestre sala da Cubango

O G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango continua se reforçando para o Carnaval de 2012. Depois de renovar com o carnavalesco Jayme Cesário e com Luiz Carlos Amâncio, responsável Harmonia, e contratar o intérprete Sereno (ex-Unidos da Tijuca) e Alexandre Henrique (ex-Viradouro), novo coordenador da Comissão de Frente, a escola anunciou nesta semana Wanderson Orelha para ser seu primeiro mestre sala.

Nascido e criado na comunidade do Cubango, onde aprendeu a dançar, Wanderson, de 24 anos, já foi 2° mestre sala da Verde e Branco e é instrutor, desde 2009, da ala mirim de mestres salas e porta bandeiras da agremiação. No Carnaval 2012, Wanderson será o par da Porta Bandeira, Elaine Vicente. “Chegar ao posto de primeiro Mestre Sala da Cubango é muito gratificante, pois foi aqui que formei a base da minha estrutura de dança”, ressalta o mestre sala.

Wanderson passou, também, pela Unidos da Ponte, onde foi 1º Mestre Salas, nos anos de 2004, 2005 e 2006; e pela Escola Arranco do Engenho de Dentro. Na última terça-feira, o presidente da Escola, Olivier Pelé, foi reeleito para uma mandado de mais dois anos na escola, que ainda está avaliando propostas para anunciar, nos próximos dias, o enredo para o Carnaval de 2012.

Marcinho e Alessandra na Viradouro

A edição do próximo sábado, 7, de sua tradicional feijoada, marcará a apresentação do novo casal de mestre sala e porta bandeira da Unidos do Viradouro. Marcinho e Alessandra Chagas (foto), serão os responsáveis em defender o pavilhão vermelho e branco de Niterói no carnaval 2012.



Marcinho, que até o desfile deste ano estava na Estácio, tem no DNA a inspiração. Ele é neto do lendário Bicho Novo, um dos primeiros a se destacar no bailado do mestre-sala. Já Alessandra, volta ao ponto de partida. Aos dez anos, estreou como passista mirim da Viradouro, e no ano seguinte, no Carnaval 2000, desfilou como porta-bandeira mirim no enredo "Brasil: visões de paraísos e infernos". Depois passou por Dendê, São Clemente, Porto da Pedra e Rocinha. "Estou muito feliz e confiante, para me dedicar a essa grande agremiação, não vejo a hora de começar a ensaiar, agradeço a Deus primeiramente, e em seguida ao presidente Gusttavo, e ao vice Rildo Seixas, pela confiança no meu trabalho, fazer parte da família viradourense é uma honra. A comunidade pode ter certeza, que vou me empenhar muito ao lado da Alessandra, tenho fé e acredito que juntos vamos conseguir ótimas notas. A escola tem que voltar ao seu devido lugar, que é no grupo Especial!”, disse o mestre sala.

Alessandra Chagas revela com entusiasmo que significa poder defender o Pavilhão da Unidos da Viradouro. “É uma grande felicidade! Me sinto em casa, já que foi a 1ª Escola de Samba que conheci, frequentei, desfilei, e comecei como porta-bandeira. Respeito todas as outras escolas que passei e gosto muito de todas, mas tenho uma história com a Viradouro e um carinho especial! Minha mãe sempre desfilou na escola e meu pai foi harmonia durante anos. Moro em Niterói desde que nasci e conheço praticamente todos na Unidos da Viradouro. Escuto os fogos dos ensaios de rua aqui de casa. Eu e o Marcinho vamos começar a ensaiar essa semana exaustivamente para defender com muito raça e responsabilidade o Pavilhão da Viradouro!”


Evento começa às 13h na quadra escola, Av. do Contorno, 16, Barreto, Niterói e terá entrada franca.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.