GRUPO ESPECIAL, GRUPOS DE ACESSO E BLOCOS DA CAPITAL FLUMINENSE

Ampliação do Sambódromo

A Passarela da Marquês de Sapucaí começa a ganhar cara nova a partir deste domingo, 5 de junho. A antiga fábrica da Brahma, que limitou o projeto original do Sambódromo vai ser demolida.

Custeada pela Ambev, a intervenção vai resgatar o projeto original de Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados da avenida. Além disso, a reforma atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevê adaptações para a realização da chegada das provas de maratona e tiro com arco. A obra inclui a demolição do antigo prédio da Brahma e do setor 2 (camarotes) para dar lugar a quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas similares aos existentes do outro lado da Passarela do Samba. Com a ampliação, a capacidade de público do Sambódromo vai de 60 mil para 77.688 pessoas.

Cada novo bloco construído terá uma arquibancada para 2.880 pessoas, 48 camarotes para 576 pessoas e frisas, no térreo de cada bloco, com capacidade para 1.194 expectadores. Serão construídos também quatro blocos intermediários, cada um com 5 camarotes para 60 pessoas. Na obra está previsto ainda a construção de acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço para os jurados.

Esquema especial altera trânsito e funcionamento do Metrô

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial para a implosão das edificações previstas para acontecer às 8h do próximo domingo. Por uma questão de segurança, os moradores dos imóveis localizados na região de segurança máxima – um raio de 150 metros que abrange a Rua Benedito Hipólito e Avenida Salvador de Sá, a partir da Rua Carmo Neto – deverão deixar as suas casas antes das 7h de domingo e seguirem para um lugar seguro até o término da implosão e a liberação da área pela Defesa Civil, prevista para 8h30.

Desde a última segunda-feira, agentes da prefeitura estão visitando moradores e comerciantes e distribuindo panfletos informativos sobre a operação especial para a população do entorno da passarela do samba. No domingo, 20 técnicos da Defesa Civil vão trabalhar na inspeção, varredura e isolamento do entorno, garantindo a segurança dos moradores e das pessoas que circulam pelo local, além de ajudar na retirada de quem tiver dificuldade de locomoção. Sinais sonoros serão acionados para alertar a população local sobre os preparativos e o início da implosão. As sirenes vão soar em cinco momentos distintos:

- Primeiro sinal - 7h30: bloqueio total das vias
- Segundo sinal - 7h50: inspeção final da área evacuada por agentes da Defesa Civil
- Terceiro sinal - 7h55: toque de atenção
- Quarto sinal - 8h: implosão
- Quinto sinal - liberação da área após checagem dos técnicos (previsão: 8h30)

Trânsito - O estacionamento fica proibido das 14h de sábado, dia 4 de junho, até as 9h de domingo, dia 5, em 28 pontos da região. Para garantir a segurança dos motoristas, 12 ruas e avenidas serão interditadas a partir das 6h30 de domingo até o término dos trabalhos de implosão. O Elevado 31 de Março e o Túnel Santa Bárbara fecharão ao tráfego às 7h30.

A partir desta quinta-feira, dia 2, 10 painéis de mensagens variáveis fixos e seis painéis móveis espalhados pela cidade vão orientar os motoristas quanto ao fechamento das vias. No domingo, 65 agentes de trânsito – entre guardas municipais e agentes da Cet-Rio – estarão no local para orientar os motoristas e desviar o trânsito. As ruas interditadas e com proibição de estacionamento estão discriminadas na lista abaixo.

Metrô - A Linha 1 do Metrô será interrompida por 20 minutos, entre 7h50 e 8h10 de domingo, dia 5, nas estações Central do Brasil, Praça Onze e Estácio. O acesso à estação Praça Onze será fechado às 7h30 e só será reaberto aos usuários às 8h10. A Linha 2 funcionará normalmente.

Limpeza - Após a implosão, 12 equipes da Comlurb, totalizando 40 homens, farão a limpeza da área com o apoio de um caminhão pipa. A equipe de emergência da Comlurb também estará de sobreaviso para qualquer eventualidade.

Recomendações aos moradores da área:

- desocupar o imóvel no máximo até as 7h, dirigindo-se para além dos limites de segurança estabelecidos pela Defesa Civil Municipal, não podendo retornar aos seus imóveis até a liberação da área;

- antes de sair de casa, os moradores devem verificar: se o registro do gás domiciliar (botijão) encontra-se fechado, assim como as portas e janelas;

- não deixar veículos estacionados nas ruas bloqueadas a partir das 14h – sábado (04/06/2011);

- não deixar seus animais de estimação em casa;

- ficar atento para os sinais sonoros (sirenes) que avisarão dos preparativos e da execução da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.